Pão de ló de Margaride

O Pão de Ló de Margaride é uma referência na doçaria tradicional portuguesa, tendo a Câmara Municipal de Felgueiras apresentado, em 2011, a sua candidatura às 7 Maravilhas da Gastronomia, na categoria de doces.

Pão de ló de Margaride

Adaptada de uma receita antiga de Maria de Lurdes Modesto, recolhida junto de habitantes de Felgueiras. 
O Pão de ló de Margaride é uma referência na doçaria tradicional portuguesa, tendo a Câmara Municipal de Felgueiras apresentado, em 2011, a sua candidatura às 7 Maravilhas da Gastronomia, na categoria de doces.
A qualidade e excelência deste doce regional foram reconhecidas pela Casa Real Portuguesa, tendo sido atribuído à sua criadora, D. Leonor Rosa da Silva, o título de “Doceira da Casa Real”. 
O autêntico Pão de ló de Margaride é cozido em forno de lenha, em formas de barro não vidrado. É considerado o melhor pão de ló seco de Portugal. A receita original, usada pela Casa Leonor Rosa da Silva, que o comercializa, está guardada a “sete chaves”. 
Preparação 30 mins
Tempo no Forno 1 hr
Tempo Total 1 hr 30 mins
Dificuldade Fácil
Rendimento 12 pessoas

Ingredientes
  

  • 12 gemas
  • 3 ovos inteiros L
  • 1 colher de café sal grosso
  • 100 g farinha fina ou extra fina sem fermento (Tipo 55)
  • 2 folhas papel almaço para forrar

Instruções
 

  • Bata os ovos com o açúcar e o sal na batedeira, em velocidade média, durante 15 minutos. Aumente para a velocidade máxima e bata durante mais 5 minutos. A massa vai crescer imenso! 
  • Peneire a farinha diretamente para a massa e envolva delicadamente à mão, em movimentos circulares de baixo para cima, garantindo que a farinha é bem absorvida. 
  • Forre uma forma de barro para pão de ló (ou outra de buraco, grande) com folhas de papel almaço, inclinadas e ligeiramente sobrepostas. 
  • Verta a massa na forma, coloque uma tampa e leve a forno pré-aquecido a 200º C, durante cerca de 1 hora ou até estar cozido. 
  • Retire do forno, tire a tampa e deixe arrefecer. Depois de frio retire-o da forma e sirva, preferencialmente na companhia de um bom vinho verde de Felgueiras. 

Notas

Se não tiver a forma tradicional de barro, use outra, desde que seja grande (nº 30); 
Se não tiver papel almaço, use em alternativa, papel vegetal, papel A4 normal ou papel de cenário. Pode, em alternativa, fazer este pão de ló untando apenas a forma com manteiga e polvilhando com farinha; 
Na forma de barro, o tempo é entre 1 hora, 1 hora e um quarto. Na de alumínio serão cerca de 50 minutos; 
Antes de retirar o pão de ló do forno faça o teste do palito para confirmar que está cozido; 
O pão de ló de Margaride não conhece a faca. É um bolo que se parte à mão. 

Contactos Gerais

Câmara Municipal de Felgueiras
Praça da República – Margaride
4610-116 Felgueiras

Telefone: 255 318 000
geral@cm-felgueiras.pt
www.cm-felgueiras.pt